Topo

Líder da Coreia do Norte monta cavalo branco em passeio simbólico por montanha sagrada

16/10/2019 12h04

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) - Assessores de Kim Jong Un estão convencidos de que o líder da Coreia do Norte planeja "uma grande operação", noticiou a mídia estatal nesta quarta-feira, em uma reportagem que incluiu descrições e imagens abundantes do líder montando um cavalo branco na montanha mais sagrada do país.

Nas fotos distribuídas pela agência estatal de notícias KCNA, Kim aparece cavalgando sozinho um grande cavalo branco em meio a campos nevados e matas do Monte Paektu, o lar espiritual da dinastia Kim.

"Sua marcha a cavalo no Monte Paektu é um grande evento de importância considerável na história da revolução coreana", disse a KCNA.

"Tendo testemunhado os grandes momentos de sua reflexão no Monte Paektu, todas as autoridades que o acompanharam ficaram convencidas, com emoção e alegria transbordante, que haverá uma grande operação para maravilhar o mundo novamente e dar um passo adiante na revolução coreana".

Não ficou claro o que a operação pode implicar, mas Kim visitou a montanha sagrada várias vezes em momentos de grandes iniciativas políticas.

Analistas dizem que o simbolismo ressalta como a Coreia do Norte enfrenta as sanções internacionais e a pressão sobre seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

"Isto é uma declaração, que simboliza desafio", disse Joshua Pollack, especialista em Coreia do Norte do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury do Estado norte-americano da Califórnia.

"A busca de alívio das sanções acabou. Nada é tornado explícito aqui, mas começa a criar novas expectativas sobre o curso futuro das políticas para 2020".

No final de 2017, Kim visitou o Monte Paektu dias depois de seu país lançar seu maior míssil balístico intercontinental e semanas antes de fazer um discurso de Ano Novo que abriu as portas para uma aproximação da Coreia do Sul.

No ano passado, Kim levou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, ao topo da montanha durante uma cúpula histórica.

(Por Josh Smith)