Topo

México é abalado por segundo massacre a tiros em 2 dias

16/10/2019 10h53

Por Lizbeth Diaz

CIDADO DO MÉXICO (Reuters) - Uma troca de tiros entre forças de segurança e civis armados em Guerrero, Estado do sudoeste do México, matou 15 pessoas na terça-feira, disseram autoridades, o segundo massacre a tiros a abalar o país em dois dias.

O porta-voz da segurança pública estadual de Guerrero, Roberto Álvarez, disse que 14 civis e um soldado morreram no tiroteio ocorrido no município de Tepochica, que fica perto de Iguala, cidade notória pelo desaparecimento de 43 estudantes de pedagogia em 2014.

Uma foto tirada após o massacre e vista pela Reuters mostrou dois civis mortos, um deles pendurado na lateral de uma picape em mau estado que ficou crivada de balas enquanto as forças de segurança patrulhavam a área.

Defendendo sua estratégia de segurança mesmo depois de supostos matadores de um cartel assassinarem 13 policiais um dia antes no Estado vizinho de Michoacán, o presidente Andrés Manuel López Obrador culpou governos anteriores pela violência crônica do México.

Mas o massacre mais recente provavelmente aumentará a pressão para López Obrador lidar com um problema que ele prometeu enfrentar ao tomar posse em dezembro.

Guerrero e Michoacán são dois dos Estados mais violentos do México, onde cartéis de droga rivais vêm disputando o controle das rotas de tráfico para o Pacífico e o interior do país.