Topo

UE tenta ganhar tempo para decidir sobre adiamento do Brexit

20/10/2019 12h12

Por Gabriela Baczynska e John Chalmers

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia tentará ganhar tempo para decidir sobre o pedido relutante do primeiro-ministro britânico Boris Johnson de adiar o Brexit novamente, disseram diplomatas do bloco após uma reunião de 15 minutos neste domingo.

O plano de Johnson de colocar seu acordo de saída do Brexit no Parlamento britânico no sábado foi frustrado depois que os parlamentares votaram pela suspensão da decisão, uma ação que o forçou a procurar um terceiro adiamento da saída da Grã-Bretanha do bloco, que estava prevista para 31 de outubro.

Do ponto de vista da UE, as opções de extensão variam de apenas um mês adicional até o final de novembro a meio ano ou mais.

Em uma rara reunião de domingo de embaixadores dos 27 estados que formarão a UE após o Brexit, os diplomatas decidiram encaminhar o acordo de Johnson ao Parlamento Europeu para a aprovação necessária.

"Estamos buscando mais clareza até o final da semana, esperando que, a essa altura, também vejamos como as coisas se desenvolvem em Londres", disse um diplomata da UE.