Topo

Kim Jong Un e Trump têm relacionamento "especial", diz agência norte-coreana

23/10/2019 20h02

Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuam mantendo relações estreitas e de confiança, com Kim chamando o relacionamento de "especial", informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA na quinta-feira (horário local).

A declaração foi divulgada depois que a Coreia do Norte interrompeu neste mês conversas em nível de trabalho com os Estados Unidos na Suécia, empurrando as negociações de desnuclearização de volta ao limbo após meses de impasse.

A Coreia do Norte culpou os EUA, dizendo que os negociadores do outro lado não "abandonariam seu antigo ponto de vista e atitude".

Kim Jong Un "disse que o relacionamento entre ele e o presidente Trump é especial" há alguns dias, segundo a KCNA.

"Espero sinceramente que uma força motriz para superar todos os obstáculos entre a RPDC (República Popular Democrática da Coreia) e os EUA e para promover as relações bilaterais na melhor direção seja proporcionada com base no relacionamento próximo", informou comunicado da KCNA, sob o nome do conselheiro do Ministério das Relações Exteriores Kim Kye Gwan.

No entanto, ao contrário de Trump, "os círculos políticos de Washington e os tomadores de decisão do governo dos EUA para a RPDC são hostis à RPDC sem motivo, preocupados com a mentalidade da Guerra Fria e o preconceito ideológico", acrescentou.

O comunicado disse ainda que a Coreia do Norte verá "com que sabedoria os EUA passarão o final do ano".

Kim Jong Un havia estabelecido um prazo de final de ano para as negociações de desnuclearização com Washington.