Topo

Parlamentares republicanos dos EUA atrapalham inquérito de impeachment contra Trump

23/10/2019 17h01

Por Richard Cowan e Mark Hosenball e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - Estimulados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a endurecerem no combate às tentativas democratas de tirá-lo do cargo, parlamentares republicanos atrapalharam o inquérito de impeachment da Câmara dos Deputados e impediram uma autoridade do Pentágono de depor nesta quarta-feira.

Os republicanos invadiram uma sala de audiências onde Laura Cooper, funcionária da Defesa a cargo das questões da Ucrânia e da Rússia, deveria depor a portas fechadas e começaram a gritar, disseram parlamentares e assessores.

O inquérito de impeachment se concentra no pedido do presidente republicano para a Ucrânia investigar o rival político democrata Joe Biden para seu próprio benefício político.

Em um confronto dramático ocorrido em meio a uma investigação crescente que ameaça a presidência Trump no momento em que ele inicia a busca pela reeleição em 2020, a polícia do Capitólio foi chamada para liberar a sala e restaurar a ordem, disse um assessor congressual republicano.

Uma testemunha que estava dentro do recinto disse que os republicanos levaram celulares à instalação de alta segurança, onde aparelhos eletrônicos são proibidos.

"Eles estão surtados. Estão tentando impedir esta investigação", disse o deputado democrata Ted Lieu. "Eles não querem ouvir a testemunha Cooper hoje. Sabem que serão apresentados mais fatos que são absolutamente danosos ao presidente dos Estados Unidos."

Na segunda-feira, Trump disse aos repórteres que "os republicanos têm que ser mais duros e combater" o impeachment, dizendo que os democratas são "perversos e unidos".

"Não acaba nunca. Os Democratas que Não Fazem Nada são terríveis!", tuitou Trump na manhã desta quarta-feira, acrescentando mais tarde que o "caso (deles) está MORTO!"

Os republicanos rotularam de injustas as regras do inquérito de impeachment determinadas pela Câmara liderada pelos democratas. A Constituição dos EUA dá muita latitude para a Câmara no tocante a como conduzir o processo de impeachment e determinar as regras do inquérito.