Topo

Sírio curdo ateia fogo em si mesmo diante de agência de refugiados da ONU

23/10/2019 10h27

GENEBRA (Reuters) - Um homem sírio curdo de cerca de 30 anos ateou fogo em si mesmo diante da agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, nesta quarta-feira, e foi transportado rapidamente por via aérea a um hospital assim que as chamas foram apagadas, informou a polícia.

O homem, que mora na Alemanha, foi levado de helicóptero a uma unidade especializada em queimaduras do hospital universitário de Lausanne, onde está sendo tratado, disse o porta-voz da polícia de Genebra, Silvain Guillaume-Gentil.

"Dado seu estado, foi impossível lhe perguntar seu motivo, mas imaginamos que foi a situação política".

Forças turcas iniciaram uma ofensiva no norte da Síria no dia 9 de outubro para repelir uma milícia curda da região da fronteira. Russos e turcos fecharam um acordo na terça-feira que contempla a retirada das forças da milícia síria curda YPG de toda a extensão da fronteira nordeste da Síria com a Turquia.

"Estamos entristecidos e chocados (com) um incidente de autoimolação que aconteceu diante de nossa sede hoje de manhã", disse Andrej Mahecic, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

O homem ateou fogo em si mesmo e depois tentou entrar no edifício do Acnur, mas agentes de segurança e dos serviços médicos intervieram e o fogo foi extinto, explicou Mahecic, acrescentando: "Esperamos que ele se recupere".

O edifício do Acnur se localiza diante da rua de um abrigo coletivo para postulantes a asilo, incluindo sírios curdos.

"Vi as chamas, e os agentes de segurança do edifício vieram e alguns minutos depois disso a polícia e a ambulância. Há sírios aqui (no abrigo), mas não posso confirmar (que o homem) era um morador", disse um funcionário à Reuters.

Uma testemunha do abrigo disse que a vítima parecia "uma grande tocha humana", acrescentando: "Duvido que ele consiga sobreviver àquilo".

(Por Stephanie Nebehay e Emma Farge)