Topo

Nasa planeja enviar robô à lua em 2022 para busca por água

25/10/2019 19h48

Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) - A Nasa enviará um robô do tamanho de um carrinho de golfe para a lua em 2022 com o objetivo de buscar por depósitos de água sob a superfície lunar, avaliando um possível uso do recurso como bebida para astronautas e na produção de combustível de foguetes antes do planejado retorno do homem à lua em 2024, disse a agência espacial nesta sexta-feira.

O robô Viper circulará por quilômetros na superfície lunar para observar de perto o que o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, mencionou por meses: bolsões subterrâneos de "centenas de milhões de toneladas de gelo", que poderiam ajudar a tornar a lua em um ponto de partida para Marte.

"O Viper vai avaliar onde o gelo está. Poderemos caracterizar o gelo e, em última análise, realizar perfurações", disse Bridenstein nesta sexta-feira, no Congresso Internacional de Astronáutica, em Washington. "Por que isso é importante? Porque o gelo representa algo significativo. Suporte à vida."

O robô deve chegar à região pólo sul da lua em dezembro de 2022, carregando quatro instrumentos para explorar o solo lunar em busca de traços de hidrogênio e oxigênio --os componentes básicos da água, que podem ser separados e sintetizados em combustível para uma planejada frota de veículos de lançamento.

Em desenvolvimento no Ames Research Center da Nasa, na Califórnia, o robô Viper registrará "cerca de 100 dias de dados, que serão utilizados para gerar os primeiros mapas de recursos hídricos da lua", disse a Nasa ao anunciar seus planos.

(Reportagem de Joey Roulette)