Topo

Líder do Partido do Brexit diz que disputará cada cadeira com Johnson em eleição

01/11/2019 16h05

Por William James

LONDRES (Reuters) - Nigel Farage iniciou sua campanha eleitoral nesta sexta-feira dizendo ao primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que seu Partido do Brexit disputará cada cadeira no país a menos que ele descarte seu acordo de separação da União Europeia e concorde com uma aliança eleitoral de partidos favoráveis à desfiliação britânica.

O ultimato foi rejeitado de imediato pelo Partido Conservador de Johnson.

A eleição antecipada, marcada para 12 de dezembro, é altamente imprevisível, por isso uma aliança de qualquer lado do cisma do Brexit pode virar o jogo quase quatro anos após a crise política desencadeada pela decisão britânica de romper com a UE.

Farage retratou sua exigência como uma oferta de um pacto de não agressão.

"Direi isto a Boris Johnson: descarte o acordo, descarte o acordo porque não é Brexit, descarte o acordo porque à medida que as semanas passarem e as pessoas descobrirem o que é que você aprovou, não gostarão", disse Farage aos repórteres. "Isto não é Brexit."

"Ele está tentando vender um carro de segunda mão no qual deu uma polida no capô, mas que por baixo nada mudou, e é o tratado de rendição horrível da senhora May", disse Farage, referindo-se ao acordo que a ex-premiê Theresa May fechou e que foi rejeitado pelo Parlamento três vezes.

Farage tem um histórico de pressionar líderes conservadores com a ameaça de roubar seus eleitores tradicionais.

Pesquisas de opinião mostram que Johnson tem uma liderança folgada sobre o opositor Partido Trabalhista, mas também que mais de 10% do eleitorado apoia o Partido do Brexit --suficiente para dividir o voto pró-Brexit em alguns assentos e dar a vitória aos trabalhistas.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC