Topo

Democratas declaram vitória sobre governador do Kentucky apoiado por Trump

06/11/2019 09h09

Por Joseph Ax

(Reuters) - Democratas dos Estados Unidos declararam uma vitória inesperada sobre um governador republicano apoiado pelo presidente Donald Trump, em um eleição na terça-feira, e também assumiram o controle do Legislativo da Virgínia, onde o sentimento anti-Trump continua forte nos subúrbios.

Os resultados das eleições de terça-feira em quatro Estados, incluindo Mississippi e Nova Jersey, podem dar pistas sobre o rumo da eleição presidencial do ano que vem, na qual Trump buscará um segundo mandato de quatro anos.

No Kentucky, o procurador-geral democrata Andy Beshear, cujo pai, Steve, foi o último governador democrata, obteve uma vitória apertada sobre o governador Matt Bevin, apesar de um comício estrelado por Trump na véspera da votação em apoio a Bevin.

Em um discurso feito em Lexington, no Kentucky, na noite de segunda-feira, Trump --que venceu a disputa presidencial no Kentucky em 2016 por 30 pontos percentuais-- disse aos eleitores que precisavam reeleger Bevin, senão especialistas diriam que o presidente "sofreu a maior derrota da história do mundo".

Os comentários refletiram até que ponto Bevin, de 52 anos, tentou nacionalizar a campanha, enfatizando o apoio de Trump em meio a um inquérito de impeachment do presidente republicano no Congresso liderado por democratas.

A vitória surpreendente de Beshear também pode fortalecer as esperanças dos democratas de destronar o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, que estará na cédula do Estado no ano que vem.

Trump afirmou no Twitter que seu comício ajudou Bevin a evitar uma derrota ainda maior e se vangloriou de que os republicanos venceram várias outras disputas estaduais.

"@MattBevin cresceu ao menos 15 pontos nos últimos dias, mas talvez não o suficiente (as notícias falsas culparão Trump!)", escreveu o presidente.

Enquanto isso, democratas conquistaram as duas câmaras do Legislativo da Virgínia, o que dará ao partido o comando completo do governo estadual pela primeira vez em um quarto de século.

Trump evitou a Virgínia, onde os democratas tiveram sucesso em distritos dos subúrbios nas eleições congressuais do ano passado, como fizeram em Estados de todo o país. A eleição de terça-feira, na qual os democratas prevaleceram em vários subúrbios do norte da Virgínia, sugere que a tendência se mantém.

Em Nova Jersey, acredita-se que os democratas manterão a maioria da Assembleia Geral estadual, a câmara baixa da legislatura.

(Por Joseph Ax em Nova York)