Topo

Primeiro-ministro britânico diz que acabará com incerteza 'insuportável' do Brexit

4.set.2019 - O premiê Boris Johnson fala durante debate na Câmara dos Comuns, em Londres - UK Parliament/Jessica Taylor/Reuters
4.set.2019 - O premiê Boris Johnson fala durante debate na Câmara dos Comuns, em Londres Imagem: UK Parliament/Jessica Taylor/Reuters

13/11/2019 18h36

Por William James e Andrew MacAskill

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje que encerrará a insuportável "incerteza" em torno do Brexit se ele vencer as eleições de 12 de dezembro, dizendo que a paralisia política está afetando as decisões de investimento no país.

Em uma viagem de campanha ao centro da Inglaterra, Johnson afirmou que apenas ele pode romper o impasse sobre a saída britânica da União Europeia.

A eleição foi convocada para encerrar três anos de divergências sobre o Brexit, que minou a fé dos investidores na estabilidade da quinta maior economia do mundo e prejudicou a reputação do Reino Unido desde a votação em um referendo de 2016 para deixar a UE.

Johnson disse que o debate em torno do Brexit vem paralisando a política nos últimos três anos.

"Temos que concluir o Brexit porque é a melhor coisa para a nossa política e para a nossa saúde psicológica (e) também é melhor para a economia ... A incerteza se tornou quase insuportável", declarou ele em um discurso em Coventry.

"Agora existe uma onda reprimida de novos investimentos ... (as pessoas) estão apenas esperando para dar luz verde aos seus planos e, se pudéssemos concluir o Brexit, poderíamos acabar com a incerteza".

O discurso de Johnson coincidiu com um anúncio de investimento de 500 milhões de libras (640 milhões de dólares) na conclusão de uma rede de carregamento rápido para veículos elétricos.

No entanto, Elon Musk, executivo-chefe da fabricante de veículos elétricos dos EUA Tesla, teria dito que decidiu construir uma nova fábrica em Berlim, não no Reino Unido, porque o Brexit representava um risco muito grande.

(Reportagem adicional de Kate Holton)

Internacional