Topo

Ativistas do clima bloqueiam terminal de jatos privados do aeroporto de Genebra

16/11/2019 12h34

GENEBRA (Reuters) - Ativistas do combate à mudança climática bloquearam o terminal de jatos particulares do aeroporto de Genebra neste sábado em protesto contra o que disseram ser uma forma absurda de transporte.

    Genebra é um centro para jatos particulares de ricos e poderosos que vivem nas proximidades ou viajam para a cidade à beira do lago para irem aos bancos privados, casas de leilão, hospitais e escritórios das Nações Unidas lá localizados.

    Dezenas de ativistas estavam sentados em frente ao pequeno edifício do terminal, dando-se os braços em um protesto pacífico. A polícia isolou a área.

    "Bloqueamos o terminal de jatos particulares para defender o princípio da justiça climática e social", disse a sucursal da Extinction Rebellion em Genebra no Facebook. "Esse meio de transporte é completamente absurdo."

    A Extinction Rebellion foi fundada na Grã-Bretanha no ano passado, inspirando ondas de ações disruptivas em todo o mundo para exigir cortes rápidos nas emissões de carbono e o reparo de ecossistemas em colapso.

    A empresa que opera o terminal disse que o protesto de sábado causou poucas complicações, já que o tráfego era leve, mas não estava claro quanto tempo duraria a manifestação.

    (Reportagem de Marina Depetris)