Topo

Manifestantes pró-independência tomam a principal estação de trem de Barcelona

Manifestantes pró-independência tomam a principal estação de trem de Barcelona - Pau Barrena / AFP
Manifestantes pró-independência tomam a principal estação de trem de Barcelona Imagem: Pau Barrena / AFP

Jordi Rubio e Luis Felipe Fernandez

Barcelona

16/11/2019 13h08

Dezenas de manifestantes lotaram a principal estação ferroviária de Barcelona neste sábado, na mais recente demonstração de dissidência que atinge a cidade há mais de um mês, depois que um tribunal espanhol proferiu duras penas de prisão a nove líderes separatistas catalães.

Manifestantes invadiram a estação de Sants, em Barcelona, alguns protestando enquanto um grupo brigava com a polícia, atendendo a uma convocação de um grupo separatista conhecido como CDR. A organização pediu às pessoas nas redes sociais que aparecessem em nove estações ferroviárias de Barcelona, na esperança de provocar o que descreveram como um "bloqueio total".

A polícia disse que o protesto foi limitado a uma estação e os manifestantes foram removidos após cerca de uma hora, juntando-se a uma multidão maior que se reuniu do lado de fora da estação, algumas agitando bandeiras separatistas.

Nenhuma prisão foi feita e os serviços de transporte não foram interrompidos, acrescentaram as autoridades.

A capital da região, Barcelona, passou por semanas de protestos, às vezes com episódios violentos, desde que o Supremo Tribunal da Espanha condenou nove dos líderes da região a até 13 anos de prisão por seu papel em uma tentativa fracassada pela independência da Catalunha em 2017.