Topo

Giuliani diz a Trump em ligação que estava brincando sobre ter "apólice de seguro"

27/11/2019 20h32

Por Karen Freifeld

NOVA YORK (Reuters) - O advogado pessoal do presidente Donald Trump, Rudy Giuliani, ligou para o presidente norte-americano nesta semana para tranquilizá-lo de que estava brincando quando disse a veículos de comunicação que tinha um "seguro", caso Trump se voltasse contra ele no escândalo sobre a Ucrânia, disse o advogado de Giuliani nesta quarta-feira.

O advogado, Robert Costello, afirmou que Giuliani telefonou para Trump, "por minha insistência", para enfatizar que ele não estava falando sério quando disse que tinha uma "apólice de seguro, se fosse jogado debaixo do ônibus".

"Ele não deveria brincar, ele não é um cara engraçado. Eu disse a ele: 'Dez mil comediantes estão sem trabalho e você faz uma piada. Não funciona dessa maneira'", declarou Costello à Reuters.

Giuliani já havia dito que estava sendo sarcástico quando fez os comentários. Trump também os ignorou, dizendo a repórteres no Salão Oval nesta semana que "Rudy é um cara legal". A Casa Branca se recusou a comentar a declaração de Costello.

Giuliani despontou como uma figura central no inquérito de impeachment na Câmara dos Deputados liderado pelos democratas contra Trump, acusado de abusar de seu cargo para obter ganhos políticos pessoais, ao pressionar a Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, um dos principais pré-candidatos democratas na disputa presidencial de 2020, e seu filho Hunter, ex-membro do conselho de uma empresa de energia ucraniana.

Autoridades antigas e atuais dos EUA prestaram depoimento no inquérito afirmando que Giuliani realizou uma política externa paralela na Ucrânia e que ficou claro para eles que uma reunião na Casa Branca entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, dependia de a Ucrânia realizar os desejos de Trump.