Topo

Esse conteúdo é antigo

"Guerra contra a natureza precisa terminar", diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres - Ludovic Marin/AFP
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres Imagem: Ludovic Marin/AFP

Isla Binnie

Em Madrid

01/12/2019 12h42

O mundo precisa parar uma "guerra contra a natureza" e encontrar mais vontade política para combater as mudanças climáticas, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, neste domingo, às vésperas da cúpula mundial de duas semanas sobre o clima em Madri.

Em todo o mundo, condições climáticas extremas, causando de incêndios florestais a inundações, estão relacionadas com o aquecimento global causado pelo homem, o que exerce pressão sobre a cúpula para reforçar a aplicação do Acordo de Paris de 2015 sobre a limitação do aumento das temperaturas.

"Nossa guerra contra a natureza deve terminar, e sabemos que é possível", disse Guterres antes da cúpula, que vai de 2 a 13 de dezembro.

"Nós apenas temos que parar de cavar e perfurar e aproveitar as enormes possibilidades oferecidas pelas energias renováveis e as soluções baseadas na natureza".

Reduções nas emissões de gases estufa que foram acordadas até o momento no Acordo de Paris não são suficientes para limitar o aumento da temperatura em uma meta entre 1,5 e 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Muitos países nem cumprem esses compromissos, e falta vontade política, disse Guterres.

O presidente Donald Trump começou a retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, enquanto o desmatamento da bacia amazônica está acelerando, e a China se inclinou para o construção de mais usinas a carvão.

Setenta países se comprometeram a atingir uma meta de "neutralidade de carbono" ou "neutralidade climática" até 2050.

Isso significa que eles equilibrariam as emissões de gases de efeito estufa, por exemplo, usando tecnologia de sequestro de carbono ou plantio de árvores.

Mas Guterres disse que essas promessas não são suficientes.

"Também vemos claramente que os maiores emissores do mundo, eles não estão fazendo sua parte", disse ele.

"E, sem eles, nosso objetivo é inatingível."