Topo

Putin alerta para nova Srebrenica se não houver anistia no leste da Ucrânia

Charles Platiau
Imagem: Charles Platiau

10/12/2019 15h44

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que os moradores de regiões do leste da Ucrânia dominadas por separatistas podem ser visados por forças do governo ucraniano se Kiev assumir controle total sobre a fronteira entre essas localidades e a Rússia.

Falando um dia depois de seu primeiro encontro pessoal com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, Putin evocou a lembrança do massacre de Srebrenica, em 1995, durante a guerra da Bósnia.

Ele disse que uma anistia para os moradores de Donetsk e Luhansk precisar ser garantida antes de qualquer cessão de território.

"A lei de anistia ainda não foi sancionada. Enquanto o lado ucraniano continua insistindo 'deem-nos a oportunidade de fechar a fronteira usando nossas tropas'. Mas posso imaginar o que acontece em seguida", disse Putin.

"Haveria uma Srebrenica, simples assim", afirmou, referindo-se à matança de mais de 8 mil muçulmanos levada a cabo por bósnios sérvios -- o pior massacre em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O conflito no leste da Ucrânia, no qual rebeldes apoiados por Moscou confrontam o governo ucraniano, já matou mais de 13 mil pessoas e agravou a pior crise entre o Ocidente e o Oriente desde a Guerra Fria.

Durante sua reunião em Paris na segunda-feira, Putin e Zelenskiy concordaram em trocar todos os prisioneiros remanescentes do conflito, mas muitas dúvidas a respeito do status futuro da região persistem.

(Por Maria Vasilyeva)