Topo

Premiê britânico deve conquistar maioria por 86 cadeiras, mostra pesquisa boca de urna

Por Guy Faulconbridge e Kate Holton
Imagem: Por Guy Faulconbridge e Kate Holton

12/12/2019 19h36

Por Guy Faulconbridge e Kate Holton

LONDRES (Reuters) - O Partido Conservador britânico, do primeiro-ministro Boris Johnson, conquistará maioria parlamentar por 86 cadeiras nas eleições do Reino Unido, o que dá ao premiê os números necessários para que entregue o Brexit em 31 de janeiro, indicou uma pesquisa de boca de urna nesta quinta-feira.

A pesquisa mostrou que os Conservadores terão 368 cadeiras, o suficiente para uma confortável maioria no Parlamento de 650 membros. O Partido Trabalhista conquistará 191 assentos, enquanto o Partido Nacional Escocês terá 55 cadeiras e os Liberais Democratas, 13.

Os resultados oficias serão anunciados dentro das próximas sete horas.

Considerando as últimas cinco eleições gerais britânicas, apenas em uma a pesquisa de boca de urna forneceu o resultado errado --em 2015, quando projetou um Parlamento dividido, mas os Conservadores conquistaram a maioria, levando 14 cadeiras a mais que o previsto.

Se a aposta de Johnson em uma eleição rápida provar ter valido a pena, o premiê logo agirá para ratificar o acordo do Brexit construído por ele junto à União Europeia (UE) para que o Reino Unido possa deixar o bloco em 31 de janeiro --dez meses mais tarde que o inicialmente previsto.

(Reportagem de Guy Faulconbridge, Kate Holton, Kylie MacLellan, David Milliken e Alistair Smout)