Topo

Esse conteúdo é antigo

Frustrados com negociações climáticas, ativistas jogam esterco diante de cúpula da ONU em Madri

14.dez.2019 - Ativista joga esterco de cavalo próximo ao local onde era realizada a cúpula climática da ONU em Madri - Nacho Doce/Reuters
14.dez.2019 - Ativista joga esterco de cavalo próximo ao local onde era realizada a cúpula climática da ONU em Madri Imagem: Nacho Doce/Reuters

Elena Rodriguez

14/12/2019 16h29

MADRI (Reuters) - Ativistas ambientais jogaram esterco de cavalo e fizeram simulações do lado de fora do local onde era realizada a cúpula climática da ONU em Madri neste sábado, expressando sua frustração com o fracasso dos líderes mundiais em tomar medidas significativas contra o aquecimento global.

Lideradas pelo grupo Extinction Rebellion, as ações foram programadas para coincidir com o encerramento da cúpula COP25, onde os negociadores não conseguiram chegar a um acordo sobre como implementar o acordo climático de Paris de 2015.

"Assim como reorganizar as espreguiçadeiras no Titanic, essa brincadeira da COP de contabilidade de carbono e negociação do Artigo 6 não é proporcional à emergência planetária que enfrentamos", disse o Extinction Rebellion em comunicado.

Doze membros do grupo estavam em blocos de gelo derretendo, com laços apertados em volta do pescoço para simbolizar os 12 meses restantes até a próxima cúpula, quando o acordo de Paris entra em uma fase de implementação.

Anexada à pilha de esterco havia uma pequena mensagem para os líderes dizendo "a merda para aqui".

Em contraste com um protesto realizado no final de semana passado, no qual centenas de manifestantes bloquearam uma das ruas comerciais centrais de Madri para uma dança de discoteca em massa, o clima no encontro foi contido.

"Mesmo que eles cheguem a um acordo, ainda não é suficiente. Esta é a 25ª COP que eles tiveram e nada mudou realmente", disse à Reuters a manifestante Emma Deane do seu lugar no topo de um bloco de gelo, segurando sua filha nos braços.