Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina soterrada por avalanche no Paquistão é encontrada com vida após 18 horas

Samina Bibi, 12 anos, passou 18 horas soterrada por uma avalanche em Caxemira, no Paquistão - Abu Arqam Naqash/Reuters
Samina Bibi, 12 anos, passou 18 horas soterrada por uma avalanche em Caxemira, no Paquistão Imagem: Abu Arqam Naqash/Reuters

15/01/2020 15h20

Por Abu Arqam Naqash

MUZAFFARABAD, Paquistão (Reuters) — Uma menina de 12 anos foi encontrada viva na terça-feira após passar 18 horas soterrada por uma avalanche na Caxemira que destruiu a casa da família, informou a mãe da criança nesta quarta-feira.

Samina Bibi disse ter gritado muito por socorro enquanto estava deitada sob a neve, após a avalanche ocorrida na região da Caxemira controlada pelo Paquistão.

O número de mortos pelas avalanches de segunda-feira no Vale do Neelum, no Paquistão, na região do Himalaia disputada pelo Paquistão e a Índia, subiu para 74, segundo autoridades paquistanesas, enquanto as equipes de resgate continuam recuperando corpos.

Samina teve sorte. "Eu pensei que morreria lá", disse ela à Reuters de uma cama de hospital em Muzaffarabad, onde a menina e dezenas de outras pessoas feridas estavam recebendo tratamento após serem transportadas de avião.

Para a mãe de Samina, Shahnaz Bibi, que perdeu um filho e outra filha na tragédia, o resgate foi simplesmente um milagre. Depois de ter sido ela própria retirada da neve, Shahnaz disse que ela e seu irmão, Irshad Ahmad, haviam perdido a esperança de encontrar Samina viva.

Samina disse que não conseguia dormir enquanto esperava ser resgatada. A perna dela estava fraturada e sangue escorria da boca.

Para a família, o desastre aconteceu muito rápido. "Não ouvimos nenhum estrondo", disse Shahnaz, lembrando os momentos antes da avalanche soterrar a casa de três andares onde ela e sua família estavam abrigadas com outras pessoas da vila. Pelo menos 18 delas morreram.

Samina e sua família estavam reunidos em volta de uma fogueira quando a avalanche atingiu o local. "Aconteceu num piscar de olhos", disse Shahnaz.

A Caxemira está dividida entre a Índia e o Paquistão desde a independência em 1947. Em 2012, uma avalanche atingiu um quartel-general do Exército paquistanês perto da fronteira indiana, matando pelo menos 124 soldados e 11 civis.