Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo avisa líderes do Congresso que vai demitir Alvim após polêmica sobre Goebbels, dizem fontes

Roberto Alvim, secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro - Clara Angeleas/Divulgação/Secretaria Especial da Cultura
Roberto Alvim, secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro Imagem: Clara Angeleas/Divulgação/Secretaria Especial da Cultura

Ricardo Brito

Brasília

17/01/2020 12h46

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avisou hoje líderes do Congresso que vai exonerar o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, após polêmica envolvendo discurso no qual o secretário usou frase semelhante a uma fala de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista, disseram fontes com conhecimento do assunto.

A fala do secretário em vídeo publicado no Twitter na noite de ontem, na conta da secretaria que ele comanda, provocou forte reação pública nas redes sociais, incluindo de autoridades.

"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo, ou então, não será nada", disse Alvim no vídeo.

Segundo o livro "Joseph Goebbels: Uma Biografia", de Peter Longerich, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler afirmou, em um pronunciamento para diretores de teatro: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada."

Na manhã de hoje, em entrevista à Rádio Gaúcha, Alvim disse que não sabia a origem da sentença e pediu perdão ao povo judeu, mas sustentou que a ideia da frase escrita por ele e utilizada no discurso é "perfeita". A mesma explicação foi dada, segundo ele, ao presidente Jair Bolsonaro, em conversa também pela manhã.

"Eu li para o presidente, falei, expliquei para ele dessa coincidência retórica, li para ele a minha frase. A frase em si, repito, é absolutamente perfeita", disse, em entrevista à rádio.

"Mas, por outro lado, a vinculação dessa ideia acerca da arte e da cultura brasileiras com campos de extermínio, genocídio e eugenia é ou produto de má intencionalidade ou produto de analfabetismo funcional", afirmou.

O secretário disse, na entrevista, ter escrito 90% do discurso. Solicitou, no entanto, ajuda de assessores, que teriam feito uma pesquisa, um brainstorming para elaborar a fala. Afirmou repetidas vezes não saber que a frase em questão tinha origem em fala do ministro nazista. Questionado se concordava com a frase de Goebbels ou se era nazista, Alvim negou.

"A frase que eu escrevi, que tem essa coincidência retórica com a forma da frase do Goebbels, é absolutamente correta. Até um ditador sanguinário pode ter uma ou outra frase absolutamente correta, embora no caso dessas pessoas eles estejam travestindo com nobres discursos as intenções mais espúrias. Mas você vai encontrar belíssimas frases sobre a humanidade na boca de um assassino contumaz como o Che Guevara", disse.

"Goebbels preconizava uma ideia de uma arte nacional, uma arte nacionalista? Sim. Eu também preconizo essa ideia? Eu também preconizo essa ideia. Outros intelectuais absolutamente incríveis também preconizam essa ideia? Também preconizam essa ideia. Daí a estender a associação para extermínio de pessoas em campos de concentração é uma coisa muito forçada".

Limites

O discurso do secretário provocou forte reação. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), usou sua conta no Twitter para afirmar que o secretário "passou de todos os limites" com a publicação.

"É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo", disse Maia.

O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que é judeu, também pediu o afastamento do secretário e disse ser inadmissível que um representante do governo utilize o cargo para "explicitar simpatia pela ideologia nazista" ou repetir ideias de um ministro alemão.

"Somente agora tive o desprazer de tomar conhecimento do acintoso, descabido e infeliz pronunciamento de assombrosa inspiração nazista do secretário de Cultura, Roberto Alvim, do governo federal", disse o presidente do Congresso em nota.

"Como primeiro presidente judeu do Congresso Nacional, manifesto veementemente meu total repúdio a essa atitude e peço seu afastamento imediato do cargo".

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello e Lisandra Paraguassu.)