Topo

Papa indica latino para substituir conservador como arcebispo da Filadélfia

23/01/2020 20h18

Por Philip Pullella e Rich McKay

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Nelson Perez, bispo da Igreja Católica Romana de Cleveland e um crítico das políticas de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi nomeado pelo papa Francisco para liderar a arquidiocese da cidade de Filadélfia após a aposentadoria de um importante líder conservador da igreja. 

Perez, 58, sucede o arcebispo Charles Chaput, uma expoente voz da ala tradicionalista da Igreja, substituído por Francisco após o prelado atingir a idade de 75 anos de idade. Chaput tem uma reputação de "guerreiro cultural" em questões como a homossexualidade, casamento entre pessoas do mesmo sexo, e aborto. 

Perez disse estar "profundamente agradecido" ao papa pela escolha para dirigir a arquidiocese da Filadélfia, que tem cerca de 1,4 milhão de católicos e onde ele já havia servido como padre em uma paróquia décadas atrás. 

"É com grande alegria, pontuada com um sentimento de tristeza, que aceito a indicação --alegria de que estarei retornando para servir a arquidiocese da Filadélfia, e tristeza ao deixar a diocese de Cleveland", disse o sacerdote no Twitter. 

Perez, que criticou a política de Trump de separar famílias de imigrantes, nasceu de pais cubanos exilados em Miami. Ele cresceu em Nova Jersey e começou a trabalhar como padre em Filadélfia em 1989.