Topo

UE critica plano de Trump para paz no Oriente Médio

04/02/2020 12h27

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia rejeitou partes de um novo plano dos Estados Unidos para a paz entre israelenses e palestinos no Oriente Médio nesta terça-feira, dizendo que ele rompe com "parâmetros combinados internacionalmente" e que qualquer anexação israelense de terras palestinas estaria sujeita a contestação.

Anunciado na semana passada, o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, foi recebido calorosamente por Israel e refutado de imediato pelos palestinos. Ele daria a Israel a maior parte do que o país busca há décadas, incluindo quase todas as terras palestinas em que construiu assentamentos.

A UE, que muitas vezes demora para reagir a acontecimentos mundiais por causa da necessidade de unanimidade entre seus 27 membros, havia dito na semana passada que precisava estudar o plano de Trump antes de emitir um veredicto.

O bloco divulgou suas conclusões nesta terça-feira em um comunicado de seu chefe de política externa, Josep Borrell.

"Para se obter uma paz justa e duradoura, as questões pendentes sobre a situação final precisam ser decididas através de negociações diretas entre as duas partes", disse Borrell, sublinhando que as questões das fronteiras de um Estado palestino e a situação definitiva de Jerusalém estão entre aquelas ainda em disputa.

"A iniciativa dos EUA, tal como apresentada em 28 de janeiro, se afasta destes parâmetros combinados internacionalmente", disse Borrell.

As ações de Israel para anexar territórios palestinos, "se implantadas, não poderiam passar sem contestação", disse.

(Por Robin Emmott)