Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA reabrem mercado de carne bovina "in natura" para o Brasil após quase 3 anos

21/02/2020 17h32

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina "in natura" para exportações do Brasil, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em vídeo publicado em sua conta no Twitter nesta sexta-feira.

"Hoje recebemos com muita satisfação uma notícia esperada por nós já há algum tempo, a reabertura do mercado de carne bovina 'in natura' do Brasil para os Estados Unidos", afirmou a ministra, sem fornecer detalhes.

Os EUA haviam paralisado as importações de carne bovina "in natura" do Brasil em junho de 2017, sob alegações de que embarques haviam falhado em testes de segurança alimentar.

Os norte-americanos queixavam-se de reações provocadas nos animais, os abscessos, como consequência de vacinações contra febre aftosa.

A medida tem efeito imediato, mas alguns passos precisam ser seguidos, incluindo o envio pelo governo brasileiro de uma lista de empresas aprovadas a exportar para os EUA, disse uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters, sob a condição de anonimato.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

As ações de frigoríficos como Marfrig, JBS e Minerva aumentaram ganhos na bolsa após a publicação da notícia pela ministra no Twitter.