Topo

Trump diz que EUA podem dar mais apoio a fazendeiros até acordos comerciais

21/02/2020 20h28

Por Makini Brice

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos podem dar mais auxílios a produtores rurais do país até que acordos comerciais com China, México, Canadá e outros países entrem totalmente em vigor, disse o presidente Donald Trump nesta sexta-feira.

"Se nossos fazendeiros... precisarem de ajuda adicional até o momento em que os acordos comerciais com China, México, Canadá e outros estejam totalmente em vigor, esse apoio será providenciado pelo governo federal", escreveu Trump no Twitter, em mensagem toda escrita em letras maiúsculas.

Não ficou imediatamente claro o tamanho que o pacote de apoio poderia ter ou quanto ele poderia durar.

A administração Trump separou 16 bilhões de dólares para um pacote de apoio a produtores rurais em 2019 e 21 bilhões de dólares no ano anterior. Em janeiro, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, disse que os fazendeiros não deveriam esperar outro pacote de auxílio em 2020.

Trump busca a reeleição em 3 de novembro. Produtores rurais são uma parte importante de sua base eleitoral, mas eles têm sido impactados negativamente pelos baixos preços das commodities e pela disputa comercial de Trump com a China.

O subsecretário do Departamento de Agricultura dos EUA, Ted McKinney, disse mais tarde que a pasta não esperava o comentário de Trump.

"O tuíte do presidente foi uma surpresa para nós", afirmou ele durante um evento em Arlington, na Virgínia. "Ele tomará a decisão. E nós seguiremos essa decisão."

A Casa Branca e o escritório do representante de Comércio dos EUA não quiseram comentar.

Trump assinou na semana passada a transformação em lei de um acordo comercial com Canadá e México, assim como a fase 1 de um acordo comercial com a China, que entrou em vigor na metade do mês.

(Por Makini Brice; reportagem adicional de P.J. Huffstutter em Arlington, Virgínia)