Topo

Sanders se mantém na frente em prévias democratas e dificulta trabalho de oponentes

23/02/2020 13h39

Por Sharon Bernstein e John Whitesides

LAS VEGAS (Reuters) - Um amplo apoio de todos os grupos étnicos, raciais e ideológicos levou Bernie Sanders a uma vitória dominante nos caucus democratas de Nevada, reforçando sua posição como primeiro na corrida para encontrar o candidato que irá enfrentar o presidente americano Donald Trump nas eleições deste ano.

Joe Biden, ex-vice-presidente, parece ter conseguido um segundo lugar muito necessário em Nevada, depois de maus resultados no início deste mês, nas duas primárias democratas anteriores.

O triunfo de Sanders no sábado, no primeiro estado racialmente diverso da campanha, sugeriu que ele pode estar alcançando uma coalizão mais ampla de eleitores democratas com sua mensagem sem desculpas de justiça social e econômica, incluindo sua promessa de fornecer assistência médica universal a todos os americanos.

Para Biden e outros moderados que argumentam que Sanders é liberal demais para derrotar Trump, e tentam atenuar seu impulso, os resultados de Nevada tornaram seu trabalho muito mais difícil.

"Reunimos uma coalizão multigeracional e multirracial que não só vencerá em Nevada, como também varrerá o país", disse Sanders, senador dos EUA em Vermont e que se descreve como socialista-democrata, a apoiadores em San Antonio, Texas.

Ele então voltou sua atenção para Trump.

"Vamos vencer em todo o país porque o povo americano está cansado e cansado de um presidente que mente o tempo todo", disse.

Trump, falando com repórteres na Casa Branca quando partia para uma viagem à Índia, disse que Nevada foi uma "grande vitória" para Sanders, acrescentando que não se importava com quem seria seu oponente.

Na manhã de domingo, com 50% dos distritos já finalizados, Sanders tinha 47% dos delegados da convenção em Nevada. Biden foi um segundo distante para Sanders, com 19%, mas à frente do ex-prefeito de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg, em terceiro lugar, com 15%.

"A imprensa está pronta para declarar as pessoas mortas rapidamente, mas estamos vivos e voltamos e vamos vencer", disse Biden a apoiadores em Las Vegas no sábado à noite.

Em uma entrevista pré-gravada programada para ser exibida no domingo no "Face the Nation", da CBS, Biden disse estar confiante de que poderá vencer a próxima competição no sábado na Carolina do Sul com o apoio de afro-americanos, de acordo com uma transcrição.

A senadora Elizabeth Warren, que tentava reiniciar sua campanha depois de maus resultados em Iowa e New Hampshire, ficou em um decepcionate quarto lugar, com 10% em Nevada. A senadora Amy Klobuchar e o bilionário ativista Tom Steyer voltaram a 5% e 4%, respectivamente.

A corrida começa agora a se expandir em todo o país, com as primárias da Carolina do Sul seguidas de perto pelas primárias da Super Terça em 14 estados, em 3 de março, que escolhem mais de um terço dos delegados que ajudarão a selecionar um candidato democrata.

Biden, vice-presidente do ex-presidente Barack Obama, conta com um forte resultado na Carolina do Sul, que possui um grande bloco de eleitores negros. Em Nevada, pesquisas de opinião mostraram que Biden liderou entre os afro-americanos com 36%, seguido por Sanders com 27%.

Os estados da Super Terça serão as primárias efetivas para o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que não concorre nos quatro estados com votação antecipada, mas vem subindo nas pesquisas de opinião.

Sanders foi auxiliado pelo forte apoio dos seis em cada dez eleitores que disseram apoiar um Medicare for All, administrado pelo governo, mostrou a pesquisa de entrada de Edison.

A pesquisa de entrada mostrou que Sanders liderava em Nevada em todas as faixas etárias, exceto as com mais de 65 anos. Cerca de 54% dos eleitores latinos disseram que o apoiavam, enquanto 24% das mulheres brancas com formação universitária e 34% das que têm um sindicato em suas famílias o apoiaram.