Topo

Terremoto na fronteira entre Turquia e Irã mata nove pessoas e fere mais de 100

23/02/2020 15h29

Por Jonathan Spicer e Irem Koca

ISTAMBUL (Reuters) - Nove pessoas morreram e prédios desabaram no sudeste da Turquia neste domingo, depois que um terremoto de magnitude 5,7 foi registrado perto da fronteira com o Irã, ferindo mais de cem pessoas em vilarejos e cidades dos dois países, disseram autoridades do governo.

Na Turquia, três dos mortos eram crianças e 50 pessoas ficaram feridas, nove delas com gravidade, informou o Ministério da Saúde local.

O tremor causou o colapso de mais de 1000 prédios na Turquia, o que levou a um rápido esforço de resgate para encontrar pessoas presas nos escombros.

O terremoto danificou os edifícios a cerca de 90 km a oeste da cidade turca de Van e a leste em dezenas de aldeias e vilarejos no Irã, onde a TV estatal estima que 75 pessoas ficaram feridas, seis delas sendo levadas ao hospital.

Houve vários tremores secundários, incluindo um sismo maior, com magnitude 6,0, cujo tremor foi sentido 10 horas depois. Não há relatos de danos ou vítimas deste terremoto, que também atacou a superfície e foi potencialmente perigoso.

Pontilhado por linhas entre placas tectônicas, o Irã e a Turquia estão entre os países mais propensos a terremotos do mundo.

Após o tremor inicial, as imagens da TV turca mostraram pessoas cavando com pás e mãos os escombros, além de móveis e pertences espalhados por estradas rachadas e com neve.

Em uma vila, o chão rachou sob vários prédios, enquanto em outros os moradores apareciam envoltos em cobertores do lado de fora de suas casas, com paredes exteriores quebradas e rachadas, tetos caídos e fiação emaranhada.

"Os danos causaram a perda de vidas", disse o governador da província de Van, Mehmet Bilmez, a repórteres diante de uma pilha de chapas e blocos de concreto. "Há destruição em todos os quatro vilarejos", acrescentou ele, ao visitar as localidades neste domingo pela manhã.

O Centro Sismológico do Mediterrâneo Europeu (EMSC) disse que o terremoto, que ocorreu às 8h53 da manhã no horário local (2h53 da manhã, horário de Brasília), teve uma profundidade de 5 km. O segundo grande terremoto ocorreu às 19h (13h, Brasília).

As emissoras e funcionários do governo disseram que dezenas de vilarejos sentiram os tremores na Turquia. Quase 150 tendas foram enviadas para abrigar famílias na região, onde várias escolas nos distritos de Baskale, Saray e Gurpinar sofreram danos menores.

A Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD) iniciou o trabalho de resgate em vilarejos, incluindo Ozpinar, a cerca de 25 km ao sul do epicentro, disse o ministro do Interior Suleyman Soylu. O AFAD mediu o tremor inicial em magnitude 5,9.

O Serviço Geológico dos EUA situou o epicentro 47 km a oeste da cidade iraniana de Khoy, onde os locais sentiram os efeitos, de acordo com a TV estatal.

Um terremoto no mês passado na região leste da Turquia matou mais de 40 pessoas, enquanto outro no Irã causou danos estruturais nas casas, mas sem causar mortes.

Uma autoridade iraniana disse à TV estatal que equipes de resgate foram enviadas para a área na província de Azerbaijão Ocidental, no Irã.

Outra autoridade local disse que o terremoto foi sentido em várias cidades, incluindo Urmiah e Salmas, e em muitas aldeias, incluindo algumas que sofreram "100% de dano", informou a TV estatal.