Topo

Sanders ultrapassa Biden entre eleitores afroamericanos, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

25/02/2020 19h00

Por Chris Kahn

NOVA YORK (Reuters) - O senador Bernie Sanders ampliou sua liderança na corrida à indicação Democrata para a eleição presidencial dos Estados Unidos e obteve mais apoio que Joe Biden entre os eleitores afroamericanos — um grupo que até agora havia preferido amplamente o ex-vice-presidente, de acordo com uma pesquisa nacional Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira.

O resultado pode ser um problema para Biden, que já liderou a corrida, mas ficou para trás após as primárias iniciais dos Democratas.

Para continuar sendo um concorrente viável, Biden têm apostado em uma performance forte na primária da Carolina do Sul, um Estado em que os eleitores negros compreendem mais da metade do eleitorado Democrata.

A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada entre 19 e 25 de fevereiro, também mostrou que o apoio ao bilionário Michael Bloomberg recuou 2 pontos percentuais após o ex-prefeito de Nova York ter enfrentado um intenso escrutínio por parte dos outros candidatos na semana passada, em seu primeiro debate como candidato presidencial.

Entre todos os eleitores registrados como Democratas e independentes, 26 por cento disseram que votariam em Sanders, enquanto 15 por cento disseram que apoiariam Bloomberg e outros 15 apoiariam Biden.

A senadora Elizabeth Warren e o ex-prefeito Pete Buttigieg receberam o apoio de 10 por cento dos participantes cada. Outros 4 por cento disseram que votariam na senadora Amy Klobuchar, de Minnesota, e 3% disseram que apoiariam o bilionário filantropo Tom Steyer.

A pesquisa mostra que a liderança de Sanders em relação aos demais cresceu em cada uma das últimas três semanas, atingindo dois dígitos pela primeira vez na última pesquisa.

(Por Chris Kahn)