Topo

Esse conteúdo é antigo

Tumultos deixam sete mortos e 150 feridos na capital da Índia

25.fev.2020 -  Um veículo da polícia passa por detritos queimados que foram incendiados por manifestantes na Índia - Danish Siddiqui/Reuters
25.fev.2020 - Um veículo da polícia passa por detritos queimados que foram incendiados por manifestantes na Índia Imagem: Danish Siddiqui/Reuters

Por Devjyot Ghoshal e Manoj Kumar

25/02/2020 11h12

NOVA DÉLHI (Reuters) - Pelo menos sete pessoas morreram e cerca de 150 ficaram feridas em confrontos entre grupos oponentes em Nova Délhi, disse um oficial da polícia à Reuters nesta terça-feira, com os tumultos em partes da capital ofuscando a primeira visita do presidente dos EUA, Donald Trump, à Índia.

Os confrontos, os piores na capital desde que os protestos contra uma nova lei de cidadania começaram mais de dois meses atrás, tiveram início no final de semana, mas se tornaram mortais na segunda-feira. Nova violência eclodiu em várias partes do nordeste de Délhi nesta terça-feira, a alguns quilômetros de distância de onde Trump e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se encontraram para conversar.

Segundo a agência de notícias AFP, a lei que desatou os protestos foi aprovada em 11 de dezembro pelo Parlamento indiano. Ela concede a cidadania a refugiados do Afeganistão, Paquistão e Bangladesh, mas apenas se não forem muçulmanos. Os críticos a consideram discriminatória e contrária à Constituição indiana.

"Sete pessoas, incluindo um chefe da polícia de Délhi, morreram", disse Anil Mittal, um policial, acrescentando que cerca de 150 pessoas ficaram feridas na violência de segunda-feira.

Um funcionário do corpo de bombeiros disse à Reuters que suas equipes estavam respondendo a mais de uma dúzia de ligações separadas relacionadas a incidentes criminosos na terça-feira, quando novos protestos ocorreram na cidade.

"Buscamos proteção policial, pois nossos veículos estão sendo impedidos de entrar nas áreas afetadas. A situação é muito sombria", disse o diretor do Departamento de Bombeiros de Délhi, Atul Garg.

Ele disse que a violência não diminuiu desde segunda-feira, apesar de as autoridades imporem uma lei de emergência que proíbe qualquer reunião nas áreas atingidas pela violência.

Um veículo do corpo de bombeiros foi incendiado por manifestantes na segunda-feira e um pequeno número de bombeiros foi ferido, acrescentou.

Imagens de canais de televisão locais mostraram enormes nuvens de fumaça subindo de um mercado de pneus que foi incendiado, e multidões empunhando paus e pedras foram vistas andando pelas ruas em partes do nordeste de Délhi em meio a novos relatos de queda de pedras.

"Ainda existe um fluxo de feridos. Há vítimas", disse Rajesh Kalra, superintendente médico adicional do Hospital Guru Teg Bahadur, em Nova Délhi.

"Existem todos os tipos de feridos - muitos feridos por balas e alguns por armas afiadas", disse Kalra.

(Reportagem adicional de Aditi Shah e Zeba Siddiqui)