Topo

Campanha de Trump abre processo por calúnia contra New York Times por reportagem sobre Rússia

26/02/2020 18h15

WASHINGTON (Reuters) - A equipe da campanha à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que entrou com uma ação por calúnia contra o New York Times, acusando o jornal de publicar, intencionalmente, uma notícia falsa no ano passado relacionada à investigação de interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016.

Em uma intensificação da batalha do presidente republicano contra a mídia, autoridades da campanha disseram que o processo estava sendo aberto na Suprema Corte do Estado de Nova York, o tribunal estadual. Uma declaração da campanha disse que o objetivo do litígio era "responsabilizar a organização de notícias por publicar intencionalmente declarações falsas contra a campanha do presidente Trump".

O processo refere-se a uma reportagem de 27 de março de 2019, publicada pelo Times. O processo se originou com a campanha de reeleição de Trump, mas o presidente tem afirmado que o Times tem sido, às vezes, tendencioso contra ele.

Trump, que busca a reeleição em 3 de novembro, costuma se referir a vários veículos de comunicação como "notícias falsas", e tem chamado imprensa norte-americana de "inimigo do povo americano".

A investigação do ex-conselheiro especial Robert Mueller apontou a existência de uma campanha de Moscou com hackers e publicidade em mídia social para impulsionar a candidatura de Trump em 2016 e prejudicar sua oponente democrata Hillary Clinton. Ele documentou vários contatos entre pessoas associadas à campanha de Trump e russos.

Mueller encontrou evidências insuficientes para mostrar uma conspiração criminosa entre a equipe de Trump e a Rússia, mas não exonerou Trump de obstrução da justiça relacionada à investigação.

"Hoje, a campanha de reeleição do presidente entrou com um processo contra o New York Times por afirmar falsamente que a campanha tinha um 'acordo abrangente' com a 'oligarquia de Vladimir Putin' para 'ajudar a campanha contra Hillary Clinton' em troca de uma 'nova' política externa 'pró-russa', começando pelo alívio de... sanções econômicas'", disse Jenna Ellis, advogada da Donald J. Trump para Presidente, Inc.

"As declarações eram e são 100% falsas e difamatórias. A denúncia alega que o Times estava ciente da falsidade no momento em que as publicou, mas o fez com o objetivo intencional de prejudicar a campanha, enquanto enganava seus próprios leitores no processo", disse Ellis.