Topo

Putin afasta rumores de que usa dublê de corpo em aparições públicas

27/02/2020 19h56

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu que lhe foi oferecida a chance de usar um dublê de corpo para fazer aparições em público por razões de segurança, mas disse que recusou a oferta e nunca a usou.

Putin, de 67 anos, que domina a política russa há mais de duas décadas, tem sido objeto de teorias da conspiração na Rússia --todas elas sem comprovação-- de que usa um dublê de corpo ou mesmo um pequeno exército deles.

Uma das teorias mais elaboradas compara fotografias de Putin ao longo dos anos, alegando ter identificado um número de indivíduos diferentes se passando por ele.

Durante uma entrevista à agência de notícias Tass, exibida nesta quinta-feira, Putin recebeu uma lista de pesquisas populares na internet supostamente associadas ao seu nome, uma das quais intitulada "evidência sobre dublês de corpo de Putin".

Ao ser questionado "Você é real?" pelo entrevistador, Putin respondeu "Sim", antes de negar que usa um sósia em aparições públicas para sua própria segurança.

Mas ele disse que lhe foi oferecida a oportunidade. "Recusei esses dublês de corpo. Essa (oferta) foi durante os períodos mais difíceis da luta contra o terrorismo", declarou Putin, acrescentando que se referia ao início dos anos 2000.

A Rússia travou uma guerra na região de maioria muçulmana da Chechênia nos primeiros anos do primeiro mandato de Putin e foi frequentemente alvo de ataques de grupos militantes islâmicos.

Putin disse na mesma entrevista que não usava telefone celular. Ele tem acesso a um telefone oficial especial, segundo ele, que poderia se conectar com qualquer número que desejasse.

(Reportagem de Tom Balmforth)