Topo

ONU cancela reuniões importantes antes de cúpula climática por coronavírus

06/03/2020 18h28

Por Valerie Volcovici

WASHINGTON (Reuters) - A Organização das Nações Unidas cancelou reuniões em Bonn, na Alemanha, e em outros lugares antes da cúpula climática crucial da ONU a ser realizada em Glasgow, Escócia, em novembro, devido ao surto de coronavírus, informou uma autoridade nesta sexta-feira.

"Esta medida excepcional visa conter a disseminação do COVID-19 e salvaguardar a saúde e a segurança dos participantes das reuniões da UNFCCC em Bonn e em outros lugares", disse Patricia Espinosa, secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

O secretariado da UNFCCC não realizará nenhuma reunião física em Bonn ou qualquer outro lugar entre 6 de março e o final de abril, afirmou ela em comunicado.

Espera-se que a cúpula de Glasgow em novembro seja a rodada mais importante das negociações climáticas desde o acordo de Paris em 2015.

Preocupações com a disseminação do coronavírus levaram ao cancelamento de dezenas de grandes eventos globais. Nesta semana, organizadores cancelaram a conferência de energia CERAWeek, uma das maiores reuniões globais de ministros do Petróleo e altos executivos em Houston.

Jennifer Tollmann, consultora de políticas do grupo internacional de especialistas em mudanças climáticas E3G, disse que a reunião programada para Bonn em março era uma sessão preparatória altamente técnica, que deve ser mais fácil de realizar por videoconferência do que uma reunião muito maior que ocorrerá em Bonn em junho.

"Se eles cancelarem as reuniões de junho, isso seria uma questão maior (mas não enorme) para a COP26 e o Reino Unido", afirmou Tollmann, referindo-se à sigla para a cúpula climática e seu anfitrião.