Topo

Irã alerta sobre coronavírus após desrespeito a recomendações para ficar em casa

04/04/2020 14h13

DUBAI (Reuters) - Uma importante autoridade de saúde disse que a capital do Irã pode enfrentar um ressurgimento do coronavírus depois que muitos moradores desrespeitaram as orientações de ficar em casa, com ruas lotadas em Teerã, ao final do feriado de Ano Novo iraniano neste sábado.

O Irã - país do Oriente Médio mais atingido pela epidemia - informou neste sábado que mais 158 pacientes com coronavírus morreram nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 3.452. O número total de casos atingiu 55.743.

"Ainda estamos preocupados com o vírus, por exemplo, com o nível de tráfego em Teerã hoje e as filas de carros presos nas rodovias, porque essas pessoas podem levar o vírus para suas casas ou locais de trabalho", disse o vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, na TV estatal.

"Mesmo um nível médio de vírus aqui pode se espalhar para cidades próximas com o alto nível de tráfego relacionado ao trabalho entre cidades próximas e Teerã", disse Harirchi, que pegou a Covid-19.

"O Dr. Harirchi alertou sobre um provável retorno do corona diante da negligência e disse que as medidas de distanciamento social são absolutamente necessárias", afirmou a TV.

A televisão mostrou lojas que foram reabertas, apesar de uma ordem de fechamento de serviços e negócios não essenciais. Somente as empresas envolvidas na produção foram autorizadas a reabrir enquanto seguem as precauções contra o coronavírus.

(Redação de Dubai)