Topo

Sanders suspende campanha pela indicação presidencial democrata dos EUA

08/04/2020 12h47

WASHINGTON (Reuters) - O senador norte-americano Bernie Sanders suspendeu nesta quarta-feira a campanha pela indicação presidencial democrata para as eleições deste ano em uma teleconferência com a equipe, informou sua campanha em comunicado, deixando o ex-vice-presidente Joe Biden como provável adversário do presidente Donald Trump, um republicano, na disputa de 3 de novembro.

Sanders planeja falar aos apoiadores durante uma transmissão ao vivo ainda nesta quarta, segundo o comunicado.

O senador de Vermont, um socialista cuja agenda progressista levou o Partido Democrata mais para a esquerda, liderou inicialmente a corrida da legenda, mas perdeu força rapidamente depois de ser derrotado na Carolina do Sul no final de fevereiro, quando democratas moderados consolidaram apoio à campanha de Biden.

A saída de Sanders, o último rival restante de Biden, inicia uma batalha direta entre o ex-vice-presidente, de 77 anos, e Trump, de 73 anos, que busca um segundo mandato de quatro anos no cargo.

A decisão de Sanders de suspender a campanha ocorre em meio ao surto de coronavírus que alterou o cronograma de votações prévias nos Estados, com algumas primárias adiadas e outras sem previsão. Sanders era o principal candidato do partido apenas um mês atrás.

O senador, que também representou um desafio inesperadamente forte em 2016 para Hillary Clinton, que acabou sendo escolhida como candidata democrata, estava sob pressão para interromper sua campanha depois que Biden conquistou vitórias retumbantes nas disputas primárias em 17 de março na Flórida, Arizona e Illinois.

(Reportagem de Doina Chiacu)