Topo

Ligeiro recuo do coronavírus na Alemanha justifica esperança cautelosa, diz Merkel

09/04/2020 16h05

BERLIM (Reuters) - As medidas rigorosas de distanciamento social estão ajudando a Alemanha a reduzir ligeiramente a proliferação do novo coronavírus, disse a chanceler Angela Merkel nesta quinta-feira, o que justifica a esperança cautelosa de que as restrições possam ser amenizadas após a Páscoa.

Com quase 110 mil casos e 2.107 mortes, a Alemanha vem atravessando a pandemia melhor do que vizinhos europeus como Itália e França.

"Posso dizer que os números mais recentes sobre a disseminação do vírus dão motivo para uma esperança cautelosa", disse Merkel. "A curva está se achatando ligeiramente. E o número de infectados está abaixando ligeiramente. Podemos ficar muito contentes com isso."

Merkel disse que está esperando que as recomendações da Academia Nacional de Ciências alemã sejam publicadas na segunda-feira para estudar o afrouxamento de algumas das restrições de circulação e algumas regras de distanciamento social em vigor desde meados de março.

A chanceler debaterá as recomendações com seu gabinete na terça-feira e no dia seguinte fará uma videoconferências com os governadores dos 16 Estados do país para debater uma possível saída gradual do isolamento e como administrar a recessão que se acredita que causará.

"Ainda não estamos em segurança. Precisamos ficar contentes que restrições mais duras podem não ser necessárias", acrescentou.

Merkel disse que suspender cedo demais as restrições, que vigorarão até 19 de abril, poderia reverter o que se conquistou até agora.

Os aliados conservadores de Merkel viram sua aprovação crescer nas pesquisas de opinião, já que a maioria do público aprova a abordagem calma da líder diante da crise, sua estratégia de comunicação transparente e um pacote inédito para apoiar a economia.

(Por Joseph Nasr)