Topo

Iraque suspende Reuters por 3 meses por reportagem sobre casos de coronavírus

14/04/2020 12h38

LONDRES (Reuters) - O Iraque suspendeu a licença da agência de notícias Reuters após publicação de reportagem dizendo que o número de casos confirmados de Covid-19 no país era maior do que o relatado oficialmente.

O regulador de mídia do Iraque afirmou que estava revogando a licença da Reuters por três meses e impôs multa de 25 milhões de dinares (21.000 dólares) pelo que disse ser violação das regras de transmissão da mídia.

    Em uma carta à Reuters, a Comissão de Comunicações e Mídia informou que tomou a medida "porque esse assunto está ocorrendo nas circunstâncias atuais que têm sérias repercussões na saúde e segurança da sociedade".

    A Reuters disse lamentar a decisão das autoridades iraquianas e que mantém a reportagem, que se baseou em várias fontes médicas e políticas bem posicionadas, e que incluiu completamente a posição do Ministério da Saúde do Iraque.

    "Estamos tentando resolver a questão e trabalhando para garantir que continuemos a fornecer notícias confiáveis ​​sobre o Iraque", afirmou a agência em comunicado.

    A reportagem da Reuters, publicada em 2 de abril, citou três médicos envolvidos no processo de testes, um funcionário do Ministério da Saúde e uma autoridade política de alto escalão dizendo que o Iraque tinha milhares de casos confirmados de Covid-19, muitas vezes mais do que os 772 divulgados publicamente naquele momento.

    A reportagem foi atualizada em 2 de abril para incluir uma negativa de um porta-voz do Ministério da Saúde, enviada por mensagem de texto.

    Além da suspensão de três meses, a Reuters recebeu uma determinação para emitir um pedido de desculpas.

    Até 13 de abril, o Iraque registrou 1.378 casos de Covid-19, incluindo 78 mortes, segundo o Ministério da Saúde.