Topo

Merkel lamenta falta de chuvas em momento em que Alemanha teme por suas florestas

25/04/2020 15h48

GUMMERSBACH, Alemanha, April 25 (Reuters) - As florestas da Alemanha, que cobrem um terço do território e são parte tanto das paisagens culturais quanto físicas do país, estão em perigo.

Na celebração anual do "Dia da Árvore" na Alemanha, a chanceler Angela Merkel utilizou sua mensagem semanal em vídeo para alertar para a crescente ameaça das mudanças climáticas.

Os dois últimos verões no país, excepcionalmente quente e secos, enfraqueceram milhões de árvores, afetando as defesas contra os escotilídeos, besouros que podem ser fatais para bosques mais antigos.

E depois de um mês de abril excepcionalmente quente neste ano, ainda a dois meses do verão, um incêndio florestal já teve de ser apagado próximo à cidade de Gummersbach, no oeste do país, nesta semana.

"Já estamos notando nesses dias que não está chovendo o suficiente em muitas áreas da Alemanha", disse Merkel.

Danny Ohnesorge, presidente da Associção da Indústria Madeireira Alemã, disse a uma rádio local que abril registrou apenas 5% das precipitações normais e que, se a seca continuar, árvores podem morrer em massa.

As preocupações têm crescido nos últimos anos em relação ao impacto das mudanças climáticas sobre as paisagens densamente florestadas da Alemanha, cenas de muitos mitos românticos, lendas e contos de fadas.

Há sempre um aumento dos riscos de incêndios florestais na primavera (do Hemisfério Norte), diante das folhas secas e mortas que caem antes de novas plantas crescerem, mas o cenário está particularmente agudo neste ano, disse Mathias Niesar, da equipe estatal de proteção climática e florestal.

"Essa é uma situação extremamente explosiva, em que apenas algumas faíscas --ou uma só faísca-- podem ser suficientes para causar uma catástrofe", afirmou ele à Reuters TV.