Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA e Reino Unido pretendem citar Hong Kong em Conselho de Segurança da ONU hoje

27.mai.2020 - Manifestantes olham na direção de um grupo de policiais de choque no bairro de Mongkok, em Hong Kong, enquanto a cidade debate uma lei que proíbe "insultar" o hino nacional. A polícia usou gás de pimenta e prendeu centenas de pessoas que protestavam - Anthony Wallace/AFP
27.mai.2020 - Manifestantes olham na direção de um grupo de policiais de choque no bairro de Mongkok, em Hong Kong, enquanto a cidade debate uma lei que proíbe "insultar" o hino nacional. A polícia usou gás de pimenta e prendeu centenas de pessoas que protestavam Imagem: Anthony Wallace/AFP

Michelle Nichols

Nova York

29/05/2020 11h04

Os Estados Unidos e o Reino Unido planejam levantar informalmente em reunião hoje do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) a questão do plano da China de impor uma nova legislação de segurança nacional a Hong Kong, disseram diplomatas, uma medida que provavelmente irritará o governo chinês.

O Parlamento chinês aprovou ontem uma decisão de avançar com a legislação que ativistas pró-democracia, diplomatas e algumas pessoas no mundo dos negócios temem comprometer o status semiautônomo de Hong Kong e seu papel como um centro financeiro global.

A missão britânica na ONU confirmou que o Reino Unido e os EUA notificaram o Conselho de Segurança de que eles iriam levantar a questão da situação em Hong Kong a portas fechadas.

A medida ocorre depois que a China, apoiada pela Rússia, se opôs a um pedido dos EUA na quarta-feira para uma reunião formal e aberta do conselho sobre Hong Kong, argumentando que era uma questão interna e não uma questão de paz e segurança internacional.

A missão da China na ONU não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o plano dos EUA e do Reino Unido de mencionar a questão informalmente nesta sexta-feira.

O Conselho de Segurança tem se reunido digitalmente em meio à pandemia de coronavírus.