Topo

Esse conteúdo é antigo

Ramos diz que comparar Brasil à Alemanha de Hitler é 'inoportuno e infeliz'

Ueslei Marcelino/Reuters
Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

01/06/2020 15h53Atualizada em 01/06/2020 15h55

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, rebateu hoje um comentário do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que comparou a situação do Brasil, "guardadas as devidas proporções", com o que ocorreu na Alemanha nazista com Adolf Hitler.

"Comparar o nosso amado Brasil à 'Alemanha de Hitler' nazista é algo, no mínimo, inoportuno e infeliz. A democracia brasileira não merece isso. Por favor, respeite o presidente [Jair] Bolsonaro [sem partido] e tenha mais amor a nossa pátria!", disse Ramos em uma rede social.

Ontem, foi revelada uma mensagem enviada pelo decano do STF a interlocutores em que ele disse que bolsonaristas querem instaurar uma "desprezível e abjeta ditadura militar" e compara a situação do Brasil, "guardadas as devidas proporções", com o que ocorreu na Alemanha nazista com Hitler, segundo uma fonte da Reuters que teve acesso à mensagem.

Celso de Mello tem sido um dos principais alvos das críticas de Bolsonaro e aliados dele no Supremo. Ele é o relator do inquérito que investiga se o presidente, conforme acusou o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, tentou interferir no comando da Polícia Federal. O presidente nega irregularidades.

As comparações da atual conjuntura brasileira com a Alemanha nazista tem se tornado cada vez mais recorrentes entre analistas e colunistas.