Topo

Esse conteúdo é antigo

'Sem justiça, sem paz': milhares protestam contra morte de Floyd em Londres

03/06/2020 15h32Atualizada em 03/06/2020 18h06

Dezenas de milhares de pessoas bradaram "sem justiça não há paz, chega de polícia racista" enquanto marchavam hoje pelo centro de Londres para protestar contra o racismo após a morte de George Floyd em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Floyd, um homem negro que estava desarmado, morreu depois que um policial branco se ajoelhou em seu pescoço, um acontecimento que desencadeou os maiores protestos antirracismo vistos nos Estados Unidos desde os anos 1960.

Manifestantes também foram às ruas de cidades de todo o mundo por solidariedade a Floyd e para expressar sua revolta contra o racismo.

Na Praça do Parlamento de Londres, milhares se apoiaram em um joelho, uma forma de protesto que se tornou famosa por ser usada pelo jogador de futebol norte-americano Colin Kaepernick para denunciar a brutalidade policial contra pessoas negras.

A marcha de Londres começou no Hyde Park e seguiu para a Praça do Parlamento. Muitos dos manifestantes bradavam "George Floyd" e "Vidas negras importam".

"Isso era de se esperar há anos, anos e anos e anos de supremacia branca", disse a gerente de projetos Karen Koromah, de 30 anos, à Reuters.

Os manifestantes vaiaram ao passar diante do número 10 de Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro Boris Johnson e algumas pessoas também vaiaram e se ajoelharam diante da New Scotland Yard, a sede da polícia londrina.

Dois policiais também se ajoelharam diante de Downing Street.