Topo

Tartaruga rara põe ovos em praia tailandesa sem turistas

05/06/2020 13h00

BANGCOC (Reuters) - Uma tartaruga gravemente ameaçada emergiu do mar para botar pelo menos 80 ovos em uma praia tailandesa poucos minutos antes do início do Dia Mundial do Meio Ambiente —apenas um sinal de como a vida selvagem está aproveitando ao máximo a limitação do movimento humano por causa da pandemia de coronavírus.

A tartaruga do mar Hawksbill escolheu uma praia em Koh Samui, uma ilha normalmente visitada por vários milhões de pessoas a cada ano, e foi rastreada por veterinários graças a um chip digital implantado.

Integrantes do parque nacional e de conservação da vida selvagem estavam no local para coletar uma amostra de sangue e verificar a saúde da tartaruga, que eles estimam ter cerca de 30 anos.

Os números da Hawksbill reduziram significativamente por causa do comércio de seus cascos, que agora é ilegal.

Mas 2020 tem sido um ano marcante para as tartarugas na Tailândia, que registrou o maior número de ninhos de tartarugas marinhas raras em duas décadas, encontrados em praias vazias, sem turistas.

O reino foi visitado por quase 40 milhões de pessoas em 2019, mas espera-se que esse número caia para cerca de 14 milhões este ano devido ao impacto do coronavírus nas viagens globais.

Com as infecções locais diminuindo e as restrições sendo abrandadas, a Tailândia espera recuperar o turismo, que representa 12% de sua economia.

Conservacionistas locais disseram que somente em Koh Samui, as tartarugas botaram ovos em mais de uma dúzia de ocasiões nos últimos quatro meses.

(Reportagem de Prapan Chankaew)