Topo

Esse conteúdo é antigo

Protestos espalhados pelo mundo apoiam movimento "Black Lives Matter"

Em Londres

06/06/2020 12h54

Milhares de manifestantes foram neste sábado às ruas de cidades da Europa, Austrália, Coreia do Sul e Japão em apoio aos protestos nos Estados Unidos pelo fim da brutalidade policial.

Os atos simultâneos e globais realçam a crescente insatisfação com o tratamento dado pela polícia às minorias, cujo estopim foi o assassinato de George Floyd, em Mineápolis, em 25 de maio. Negro, ele foi assassinado por um policial branco após ser imobilizado ao ter o pescoço pressionado pelo joelho do policial durante nove minutos. Apesar de Floyd suplicar por ajuda, os demais policiais não o ajudaram e apenas observaram a cena enquanto outras pessoas exigiram em vão que o policial parasse de asfixiá-lo.

Na Europa, uma onda de protestos antirracistas levou dezenas de milhares de pessoas às ruas. Em Londres, milhares de manifestantes ignoraram a chuva para se reunir na Parliament Square, usando máscaras em meio à ameaça do coronavírus, com faixas e gritos como "Sem justiça, sem paz, abaixo a polícia racista".

Em Berlim, manifestantes lotaram a Alexanderplatz. Também houve atos em Hamburgo e Varsóvia. Em Paris, autoridades proibiram protestos em frente à embaixada dos EUA e no gramado da Torre Eiffel. Centenas de pessoas lotaram a Praça da Concórdia, algumas com placas do movimento ?Black Lives Matter?. A polícia instalou barreiras para impedir o acesso do público à representação norte-americana, que fica próxima ao local.

Na região da Ásia e do Pacífico, as manifestações foram limitadas pelo coronavírus. Em Brisbane, na Austrália, a polícia contou 10 mil pessoas. Algumas delas vestiram bandeiras indígenas, exigindo que a polícia mude o tratamento dado aos aborígenes australianos. Em vários países, as faixas e gritos do público transcenderam a morte de Floyd e reclamaram do mau tratamento dado pelas forças policiais do mundo todo às minorias e populações fragilizadas.

Em Sydney, uma decisão judicial de última hora derrubou outra que impedia manifestações por causa do coronavírus, e milhares de pessoas promoveram uma passeata sob olhares da força policial. Em Tóquio, além de apoio ao Black Lives Matter, houve passeatas contra o tratamento dado a um homem curdo que foi parado enquanto dirigia e empurrado contra o chão.

"Eu quero mostrar que existe racismo no Japão agora", disse Wakaba, uma estudante de 17 anos que não quis dar o seu sobrenome. Em Seul, dezenas de ativistas locais e estrangeiros se reuniram, alguns com máscaras com o escrito "Can't Breath", que em inglês significa "Não posso Respirar" e foram as últimas palavras de Floyd antes de morrer assassinado pelo policial branco nos Estados Unidos.