Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump elogia hidroxicloroquina após agência reguladora dos EUA revogar uso contra covid-19

A decisão foi tomada após estudos mostrarem que as substâncias não impediram a infecção em pessoas que foram expostas ao vírus - Win McNamee/Getty Images
A decisão foi tomada após estudos mostrarem que as substâncias não impediram a infecção em pessoas que foram expostas ao vírus Imagem: Win McNamee/Getty Images

Jeff Mason

Da Reuters, em Washington

15/06/2020 18h21

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que outros países forneceram ótimos relatórios sobre a eficácia da hidroxicloroquina, reclamando que apenas as agências norte-americanas não conseguiram entender o benefício do medicamento para tratar a covid-19.

As declarações de Trump a repórteres na Casa Branca foram feitas horas depois de a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) revogar autorização de uso emergencial da hidroxicloroquina para tratar a covid-19, apesar dos elogios frequentes de Trump à utilidade do medicamento.

A decisão foi tomada depois que vários estudos sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina sugeriram que os medicamentos não eram eficazes contra a doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, incluindo um estudo amplamente divulgado no início deste mês que mostrou que as substâncias não conseguiram impedir a infecção em pessoas que foram expostas ao vírus.

Assim como Trump, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também é defensor do uso da cloroquina para tratar a covid-19. Por determinação do presidente, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso do medicamento para tratar pacientes com a doença desde o início dos sintomas.