Topo

Nas Ilhas Canárias, realeza espanhola tenta impulsionar o turismo

Clara-Laeila Laudette

Da Reuters

23/06/2020 14h13

O rei e a rainha da Espanha visitaram uma praia das Ilhas Canárias, nesta terça-feira, na primeira etapa de uma turnê destinada a ajudar a resgatar a economia dependente do turismo, afetado pela crise do coronavírus.

O rei Felipe e a rainha Leticia também visitaram um museu do autor local Benito Pérez Galdós, cumprimentaram apoiadores e se encontrariam com representantes do setor de turismo no popular arquipélago espanhol na costa noroeste da África.

A Covid-19 atingiu duramente a Espanha, com 28.324 mortes até agora e um isolamento de três meses que pulverizou seu setor de turismo, responsável por 12% da economia e um em cada oito empregos.

Na capital das ilhas, Gran Canária, os habitantes locais receberam o casal real com aplausos e gritos de "Viva", enquanto Felipe cumprimentava as pessoas com o cotovelo para evitar aperto de mãos. A turnê os levará a todas as regiões da Espanha nos próximos dias.

A Espanha abriu suas fronteiras para turistas no domingo, mas a temporada de verão está sendo retomada com cautela.

Apenas 35 hotéis estavam operando na terça-feira em Maiorca, apenas 5% do total da ilha do Mediterrâneo, com apenas 15% dos hotéis programados para abrir no início de julho, segundo uma associação hoteleira local.

(Reportagem adicional de Inti Landauro, Emma Pinedo, Belen Carreno, Joan Faus e Jesus Aguado)