Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA dizem que mandado de prisão do Irã para Trump é "golpe de propaganda"

23.jun.2020 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em coletiva de imprensa na unidade de Yuma, no Arizona, da Patrulha da Fronteira - Saul Loeb/AFP
23.jun.2020 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em coletiva de imprensa na unidade de Yuma, no Arizona, da Patrulha da Fronteira Imagem: Saul Loeb/AFP

29/06/2020 12h04

Um pedido de prisão iraniano contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outras 35 pessoas pelo assassinato do general Qassem Soleimani é um "golpe de propaganda", disse o enviado norte-americano para o Irã, Brian Hook, em entrevista coletiva na Arábia Saudita nesta segunda-feira.

"Nossa avaliação é de que a Interpol não intervém e não emite alertas vermelhos baseados em natureza política", disse Hook ao lado do ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, em Riad.

"Esse é de natureza política. Isso não tem nada a ver com segurança nacional, paz internacional ou promoção da estabilidade. É um golpe de propaganda que ninguém leva a sério", afirmou Hook.

O Irã pediu à Interpol ajuda na execução do mandado, informou a agência de notícias Fars.

Os EUA mataram Soleimani, líder da Força Quds da Guarda Revolucionária, com um ataque de drones no Iraque em 3 de janeiro. O governo norte-americano acusou Soleimani de orquestrar ataques de milícias alinhadas ao Irã contra forças norte-americanas na região.