Topo

Fauci diz que transmissão de coronavírus pelo ar é provável em alguns níveis

10/07/2020 13h18

(Reuters) - O novo coronavírus provavelmente está se espalhando pelo ar até certo ponto, disse o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos nesta sexta-feira, um dia depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu novos estudos sobre a maneira como o vírus é transmitido.

"Ainda há dúvidas sobre o aerossol, mas provavelmente algum grau de aerossol", disse Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em vídeo durante uma sessão em uma conferência sobre Covid-19 organizada pela Sociedade Internacional de Aids.

Fauci disse na quinta-feira que era uma "suposição razoável" que a transmissão pelo ar estivesse ocorrendo, embora não houvesse muita evidência sólida por trás dela. A OMS pediu mais estudos sobre o assunto.

Fauci disse que, para combater o vírus, era preciso haver vários candidatos à vacina. Os fabricantes de vacinas pretendem ter milhões de doses prontas para o início do próximo ano e até 1 bilhão em alguns casos, afirmou ele.

"As empresas com as quais estamos lidando já estão discutindo para começar a preparar centenas de milhões de doses e algumas estão prometendo que terão um bilhão de doses dentro de um ano ou mais".

(Reportagem de Caroline Humer)