Topo

Um em cada três sul-coreanos com Covid-19 melhorou com remdesivir

13/07/2020 08h27

SEUL (Reuters) - Um em cada três pacientes sul-coreanos com Covid-19 em estado grave mostrou melhora em sua condição após receber o antiviral remdesivir, da Gilead Sciences, disseram autoridades de saúde.

Mais pesquisa é necessária para determinar se a melhora é atribuível ao remédio ou a outros fatores, como a imunidade dos pacientes ou outras terapias, disseram.

O remdesivir tem estado na linha frente do combate global contra a Covid-19 depois de o medicamento intravenoso ajudar a reduzir o tempo de recuperação em hospitais em um ensaio clínico feito nos Estados Unidos.

Vários países, incluindo a Coreia do Sul, acrescentaram a droga à lista de tratamento para a doença causada pelo novo coronavírus. Não há vacina aprovada contra a Covid-19.

Em sua atualização mais recente sobre o medicamento, a Gilead disse na sexta que análises mostraram que o remdesivir reduz o risco de mortes em pacientes graves com Covid-19, mas alertou que testes clínicos rigorosos são necessários para confirmar o benefício.

O Centro de Controle de Doenças da Coreia (KCDC) relatou no sábado os resultados para um primeiro grupo de 27 pacientes que receberam remdesivir em diferentes hospitais.

Nove desses pacientes mostraram melhora em sua condição, 15 permaneceram inalterados e três pioraram, disse o vice-diretor do KCDC, Kwon Jun-wook, em um briefing.

O resultado ainda tem de ser comparado com um grupo controle e mais análises são necessárias [ara concluir sobre os benefícios do remdesivir, acrescentou ele.

(Reportagem de Sangmi Cha)