Topo

Esse conteúdo é antigo

Rei holandês pode parar de usar carruagem que celebra passado colonial

O rei holandês Willem-Alexander pode parar de usar sua "carruagem de ouro" - Reprodução/Flickr
O rei holandês Willem-Alexander pode parar de usar sua "carruagem de ouro" Imagem: Reprodução/Flickr

Toby Sterling e Piroschka van de Wouw

Amsterdã (Holanda)

17/07/2020 22h35

O rei holandês Willem-Alexander pode parar de usar uma carruagem cerimonial puxada por cavalo com imagens que comemoram o antigo domínio da Holanda sobre colônias, disse ele hoje, após um aumento nas críticas à "carruagem de ouro".

A carruagem dourada foi construída em 1898 e é decorada de um lado com um painel chamado "Tributo das Colônias", que mostra indivíduos negros e asiáticos trazendo oferendas a uma mulher branca em um trono representando a Holanda.

O primeiro-ministro, Mark Rutte, disse em junho que estava ciente de que a carruagem, que está sendo restaurada desde 2015, "evoca emoções", mas acrescentou: "tudo faz parte da nossa história".

A carruagem, juntamente com as estátuas de heróis navais da era dourada do país no século 17, tornou-se tema de debate após os protestos do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam).

"Estamos acompanhando a discussão, estou ouvindo", disse o rei Willem-Alexander durante uma reunião anual com a imprensa, quando membros da família real posam para fotos.

"Enquanto houver discriminação implícita e explícita na Holanda, devemos enfrentar isso como sociedade", acrescentou.

A carruagem tradicionalmente transporta o rei para o Parlamento todo mês de setembro, mas não deve voltar ao serviço até 2021.

O rei disse que não haveria nenhum movimento para mudar as decorações durante o reparo. "Faz parte da nossa herança cultural, então não vamos reescrever a história com a restauração", disse ele.

"Depois que a restauração estiver concluída, veremos."