PUBLICIDADE
Topo

Democratas do Congresso e Casa Branca seguem em impasse por projeto ante coronavírus

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi - Por Diane Bartz
A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi Imagem: Por Diane Bartz

Richard Cowan, Susan Heavey e Patricia Zengerle

01/08/2020 12h35

Por Diane Bartz

WASHINGTON (Reuters) - Os principais democratas do Congresso ainda não estão perto de um acordo com a Casa Branca para injetar mais dinheiro na economia dos EUA e aliviar os efeitos relacionados ao coronavírus, disseram os dois lados neste sábado, depois que um apoio aos milhões de desempregados do país expirou.

"Esta foi a reunião mais longa que tivemos e foi mais produtiva do que as outras reuniões", disse o líder das minorias democratas no Senado, Chuck Schumer. "Há muitas questões que ainda estão pendentes".

Schumer fez as observações depois que ele e a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, concluíram uma reunião de três horas com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o chefe do gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, na capital norte-americana.

Nos últimos meses, o Congresso não conseguiu chegar a um acordo para uma próxima rodada de auxílio devido à pandemia, que já matou mais de 150 mil norte-americanos e provocou o maior colapso econômico desde a Grande Depressão de 1929.

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, disse antes do início da reunião que continuava se opondo a um acordo de curto prazo.

Ela afirmou na sexta-feira que rejeitou uma oferta do governo do presidente republicano Donald Trump de continuar com os pagamentos de 600 dólares por mais uma semana, dizendo que tal medida só faria sentido "se você estiver no caminho" em direção a um acordo.

(Reportagem de Richard Cowan, Susan Heavey e Patricia Zengerle)

Coronavírus