Topo

Nova Zelândia coloca sua maior cidade em lockdown após primeiro caso local de coronavírus em 102 dias

11/08/2020 09h49

Por Praveen Menon

WELLINGTON (Reuters) - A Nova Zelândia anunciou nesta terça-feira que fecharia sua maior cidade, Auckland, após descobrir quatro novos casos de Covid-19 na cidade, a primeira evidência de transmissão comunitária após ficar 102 dias livre do coronavírus.

A primeira-ministra Jacinda Ardern disse que Auckland entraria no nível três de restrições a partir do meio-dia de quarta-feira, por "precaução", o que significa que as pessoas terão que ficar longe do trabalho e da escola, e reuniões de mais de 10 pessoas estão mais uma vez limitadas.

A restrição será aplicada por três dias, até sexta-feira.

O diretor-geral de Saúde, Ashley Bloomfield, afirmou que quatro casos foram confirmados em uma única família. Uma pessoa está na casa dos 50 anos. Ninguém tinha histórico de viagens a outros países. Os integrantes da família foram testados e o rastreamento de contatos está em andamento.

"Isto é algo para o qual nos preparamos", disse Ardern, em uma entrevista coletiva, acrescentando que a cautela se deve ao fato de a origem do vírus ser desconhecida.

"Tivemos 102 dias e era fácil pensar que a Nova Zelândia estava fora de perigo. Nenhum país chegou tão longe quanto nós sem uma recaída. E porque nós fomos os únicos, tínhamos que ter um plano. E temos", disse.

Viagens para Auckland, na Ilha Norte, serão restritas, com exceção a moradores, afirmou.

Ardern também disse que o resto da Nova Zelândia entraria no nível dois de alerta a partir do meio-dia de quarta-feira durante três dias. Isso significa que medidas de distanciamento social serão aplicadas novamente. Ela pediu que as pessoas não corram aos supermercados para estocar suprimentos.

A Nova Zelândia marcou 100 dias sem transmissão comunitária do coronavírus no domingo, mas alertou para que as pessoas não baixassem a guarda, com países como Vietnã e Austrália, que já tiveram o vírus sob controle, agora lutando contra o ressurgimento de casos.

Em paralelo, uma vila de aposentados em Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia, foi colocada em lockdown após moradores exibirem sintomas de doença respiratória, afirmou o New Zealand Herald, na terça-feira.