Topo

Ministro da Saúde alemão adverte contra "festas no feriado"

15/08/2020 12h20

BERLIM/PALMA DE MALLORCA (Reuters) - O ministro da Saúde da Alemanha criticou no sábado os "feriados da festa" e defendeu a decisão de declarar quase toda a Espanha, incluindo a ilha turística de Maiorca, região de risco de coronavírus após um aumento nos casos no local.

"Eu sei o quanto os alemães amam a Espanha... Mas, infelizmente, as taxas de infecção estão aumentando acentuadamente, muito acentuadamente", disse Jens Spahn ao jornal Bild am Sonntag.

"Quem vai para a Espanha apesar do aviso deve proteger a si e aos outros durante as férias. Férias festivas são irresponsáveis nesta pandemia", destacou.

Pessoas voltando para a Alemanha de regiões de risco designadas enfrentam um teste de coronavírus ou quarentena obrigatória de duas semanas.

Proprietários de bares em Maiorca, um destino popular para turistas alemães, temem que a notícia seja a sentença de morte para seus negócios já em dificuldades.

"Vivemos com medo aqui. Não sabemos o que o amanhã trará", disse Gelinde, de Munique, dono do bar Casa Baviera. "Não temos medo do vírus, mas temos medo de como será nosso sustento."

Os comentários do ministro ocorreram quando o número de casos confirmados de coronavírus na Alemanha aumentou em 1.415 para 222.828, o maior aumento desde o final de abril, de acordo com dados do Instituto Robert Koch de doenças infecciosas.

As infecções na Espanha também aumentaram nos últimos dias, depois do fim de um bloqueio difícil, sete semanas atrás. A ação alemã representa um novo golpe nas esperanças de um renascimento rápido do turismo de massa, depois de meses de bloqueio que quase acabou com a alta temporada deste ano.

Atualmente, há cerca de 30 mil alemães em férias com operadoras de turismo nas ilhas Baleares da Espanha, a grande maioria em Maiorca, além de mais viajantes independentes, disse a associação de viagens alemã.

(Reportagem de Emma Thomasson, Jessica Jones, Enrique Calvo)