Topo

Esse conteúdo é antigo

Família do herói de 'Hotel Ruanda' pede julgamento internacional

Paul Rusesabagina é fotografado na sede do Birô de Investigação de Ruanda - CLEMENT UWIRINGIYIMANA
Paul Rusesabagina é fotografado na sede do Birô de Investigação de Ruanda Imagem: CLEMENT UWIRINGIYIMANA

02/09/2020 13h24

A família de Paul Rusesabagina — aclamado como herói em um filme de Hollywood sobre o genocídio de Ruanda em 1994 — pediu que as autoridades de Kigali o levem a um tribunal internacional após sua súbita detenção, disse seu filho à Reuters nesta quarta-feira.

Rusesabagina, um ex-gerente de hotel, foi interpretado por Don Cheadle no filme indicado ao Oscar "Hotel Ruanda", que conta como ele usou seu trabalho e suas conexões com a elite hutu para proteger os tutsis que fugiam da matança.

A polícia de Ruanda disse na segunda-feira que Rusesabagina —que pediu resistência armada ao governo agora liderado por tutsis em um vídeo no YouTube de 2018— foi preso por acusações de terrorismo em um mandado internacional. Sua família acusa Ruanda de sequestrá-lo, dizendo que eles tiveram notícias dele pela última vez em Dubai.

O Gabinete de Investigação de Ruanda informou que ele enfrentaria várias acusações, incluindo "terrorismo, financiamento do terrorismo...incêndio criminoso, sequestro e assassinato".

"Se o governo de Ruanda acha que tem um caso sólido contra ele por acusações de terrorismo ou financiamento do terrorismo, então eles têm que levá-lo a um tribunal internacional", disse Roger Rusesabagina, seu filho mais velho, em entrevista à Reuters.

Autoridades em Kigali não estavam imediatamente disponíveis para comentar.

O jovem Rusesabagina disse que as tentativas anteriores do governo de Ruanda de acusar seu pai internacionalmente fracassaram.

Ele tem sido um forte crítico do governo do presidente Paul Kagame, cujo crédito por devolver o país à estabilidade após o genocídio e impulsionar o crescimento econômico foi manchado por acusações de repressão generalizada.